Polícia Ambiental sai atrás de balão e acaba flagrando cativeiro de aves Em Teresópolis.

 Agentes da 5ª UPAm apreenderam 17 pássaros mantidos sem autorização em uma casa na Granja Florestal.


Os policiais lotados na 5ª UPAm Três Picos identificaram e recolheram 17 aves que eram mantidas ilegalmente em cativeiro em uma residência no bairro Granja Florestal. Foto: CPAm

O que era para ser apenas o monitoramento de balões que sobrevoavam Teresópolis terminou em mais um flagrante de crime ambiental na cidade. Durante a fiscalização, Policiais do Comando de Polícia Ambiental, da 5ª UPAm Três Picos, avistaram várias gaiolas espalhadas pela varanda de uma residência na Granja Florestal. Ao abordar o morador, ele admitiu não possuir qualquer autorização para criação de animais silvestres.

Ao todo, 17 aves foram recolhidas, entre canários, pixoxós, trinca-ferros e outras espécies. Todo o material foi encaminhado ao CETAS, do INEA, na Baixada Fluminense. A ocorrência foi registrada na 110ª DP. Já o balão que motivou a ação teria sido recolhido por um grupo que provavelmente o soltou horas antes.

Na semana passada, outra equipe da 5ª UPAm já havia encontrado uma situação parecida. Em uma casa às margens da BR-116, em Teresópolis, os agentes apreenderam 42 pássaros mantidos irregularmente. Havia dezenas de gaiolas, muitas delas sujas, além de dois apetrechos de caça. Um dos pássaros foi encontrado morto dentro da gaiola. As aves estariam sob responsabilidade do ex-marido da moradora, que não foi localizado. O caso também foi encaminhado à 110ª DP e os animais levados ao CETAS.

Como denunciar
A população pode ajudar denunciando crimes ambientais ao Linha Verde, do Disque Denúncia. Os contatos são: 0300-253-1177 (custo de ligação local), (21) 2253-1177, aplicativo “Disque Denúncia RJ”, WhatsApp (21) 99973-1177, site ou Facebook. O anonimato é garantido em todos os canais.