ducação Continuada: 5ª Concentração de Árbitros do Quadro Nacional começa com sucesso na Granja Comary, Em Teresópolis Na Região Serrana do Rio.

 Treinamentos físicos, técnicos e psicológicos reforçam a preparação dos árbitros brasileiros nas fases decisivas do futebol nacional.

Educação continuada: 5ª Concentração de Árbitros do Quadro Nacional começa com sucesso

Junior Souza/CBF


A casa da Seleção Brasileira, a "Granja Comary", Em Teresópolis Na Região Serrana do Rio, virou palco, nesta segunda-feira (13), de mais um importante capítulo do futebol nacional: o início da 5ª Concentração de Árbitros do Quadro Nacional da CBF.
Durante esta semana, 64 árbitros, assistentes e profissionais de vídeo (VAR) participam de uma imersão completa com o objetivo de aprimorar técnica, preparo físico e controle emocional.

Os profissionais começaram a se apresentar ainda no domingo (12) e permanecerão concentrados até o próximo dia 19 de outubro, em um modelo de Inter-temporada que se tornou rotina na nova gestão da CBF.


Aperfeiçoamento contínuo

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, destacou que o programa faz parte de uma política de educação continuada, que tem sido uma das marcas da administração de Samir Xaud.

“Essas intertemporadas são fundamentais para o aperfeiçoamento do trabalho dos árbitros. Pequenos ajustes técnicos e físicos fazem toda a diferença em campeonatos longos. É uma reciclagem necessária para manter o alto nível de atuação”, afirmou Cintra.

A programação inclui treinamentos práticos de campo, análises de vídeo, testes físicos e palestras de comportamento e gestão emocional — tudo voltado para a reta final das competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.


A Granja como símbolo

Essa é apenas a segunda vez que a arbitragem fica concentrada no centro de treinamento da Seleção Brasileira, um gesto que simboliza a valorização dos profissionais do apito.

“Para os árbitros, estar na Granja Comary é algo simbólico e inspirador. Representa o pertencimento à casa do futebol brasileiro”, ressaltou Cintra.

Durante a abertura oficial, estiveram presentes Helder Melillo (diretor executivo de Gestão da CBF), Julio Avellar (diretor de Competições), Matheus Senna (diretor de Desenvolvimento e Projetos) e o vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol, Netto Góes.


A mente também entra em campo

O fortalecimento psicológico é outro ponto de destaque da concentração.
Sob coordenação do pós-doutor em Psicologia Esportiva João Ricardo Cozac, os árbitros participam de palestras e dinâmicas em grupo com foco em autocontrole, autoestima e resiliência.

“Durante uma partida, o árbitro é testado emocionalmente o tempo todo. O equilíbrio mental é a base de toda performance esportiva”, explicou Cozac.

Segundo ele, a preparação psicológica é tão importante quanto o preparo físico e técnico, formando o “triângulo da excelência” do árbitro moderno.


Tecnologia e futuro

O diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, aproveitou a abertura para reforçar o compromisso da entidade com o uso da tecnologia e o profissionalismo na arbitragem.

“A arbitragem é um dos pilares da gestão do presidente Samir Xaud. A partir de 2026, teremos o impedimento semi-automático na Série A, o que reforça o avanço da CBF na modernização do futebol brasileiro”, destacou.

O dirigente ainda frisou que as intertemporadas ajudam a manter critérios unificados e tomadas de decisão mais precisas, garantindo mais justiça e qualidade técnica nas partidas.


Compromisso com o futebol

Com o investimento crescente em capacitação, estrutura e tecnologia, a CBF reforça o compromisso de elevar o padrão da arbitragem nacional.
A Granja Comary, símbolo máximo do futebol brasileiro, se transforma novamente em um espaço de formação, disciplina e aprimoramento, reafirmando que, no esporte, o aprendizado é contínuo — dentro e fora de campo.


📍 Local: Granja Comary – Teresópolis (RJ)
📆 Período: 13 a 19 de outubro de 2025
📸 Créditos das imagens: Junior Souza/CBF
🗞️ Fonte: Assessoria CBF