Policia Federal deflagra Operação Arcanjo XXIII Em Teresópolis, Na Região Serrana do Rio.

“Mandado de busca apreende celular de investigado de 44 anos; PF reforça alerta aos pais sobre riscos do mundo virtual”.


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) a Operação Arcanjo XXIII, Em Teresópolis, Na Região Serrana do Rio, para combater crimes de abuso sexual infantil na internet.

Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Na ação, foi apreendido o celular do investigado, que tem 44 anos, e o material passará por perícia técnica.

De acordo com as investigações do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos (GRCC), o suspeito armazenava imagens e vídeos de abuso contra crianças e adolescentes. O inquérito teve início após levantamentos em ambiente virtual e diligências que confirmaram o crime.

O homem vai responder pelo crime previsto no artigo 241-B do ECA (armazenar material de exploração sexual infantil), além de outros delitos que possam ser identificados durante a investigação.

O nome da operação faz referência ao Arcanjo Miguel, considerado por muitas religiões como protetor das crianças.

A PF reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet pelos filhos, estar atento a mudanças de comportamento e manter o diálogo aberto para prevenir situações de risco.